MODELO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

Autores

  • Luiz Carlos Gientorski
  • Márcio Roberto de Mello

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de Sistema de Avaliação de Resultados para empresas prestadoras de serviços contábeis, comparando o Sistema de Custeio Integral e o Custeio Baseado em Atividades. Levando em consideração que as empresas deste segmento possuem custos predominantementes FIXOS, e que estes, no momento de se avaliar resultados são transferidos aos cliente através de rateios, muitas vezes arbitrários, realizamos questionamentos se esta forma de avaliação não distorce os resultados por cliente, levando à tomada de decisões equivocadas. Neste trabalho, procuramos definir , de forma simples e objetiva, quais os principais serviços executados pela empresa aos seus clientes, (fiscal, pessoal, contabilidade) e para quais clientes especificamente os mesmos são prestados. Em função da definição dos principais setores prestadores de serviços, definimos os custos, as atividades realizadas e os direcionadores de custos de cada um deles. Realizamos a comparação entre o resultado obtido através da utilização do Sistema de Custeio Pleno ou Integral, e o resultado obtido através da utilização do Custeio Baseado em Atividades.

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Como Citar

Gientorski, L. C., & de Mello, M. R. MODELO DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS PARA EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3314

Edição

Seção

Estudo de Casos Aplicado na Área de Custos