O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO DENTRO DA GESTÃO DE CUSTOS

Autores

  • Paulo Mauricio Selig
  • Sidnei Vieira Marinho
  • JADER JULIO PIRES DA SILVA

Resumo

O presente trabalho mostra como a escolha estratégica feita por uma organização, reflete nos custos envolvidos nos seus produtos. Segundo o conceito de Porter (1980), uma empresa pode competir pela liderança de custos ou pela diferenciação do produto. Mostraremos que apesar das empresas saberem das diferenças conceituais que estas duas abordagens apresentam, o papel da análise de custos não é explorada com profundidade. Na maioria das vezes, as empresas não alinham suas estratégias aos custos. A maioria tenta minimizar seus custos, minimizar seus tempos de resposta e melhorar a qualidade, sem saber se tais atitudes vão de encontro com a estratégia da organização de atuação no mercado. A seguir descrevemos medidas de desempenho não financeiras como um instrumento de controle estratégico. Os relatórios contábeis de uma empresa representam somente uma fração das capacidades de uma organização. O ideal é incorporar ao modelo de contabilidade financeira medidas intangíveis, como por exemplo: qualidade dos produtos, motivação dos funcionários, fidelidade dos clientes, etc. Pois será a avaliação destes ativos que garantirá o sucesso no ambiente competitivo de hoje.

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Como Citar

Selig, P. M., Marinho, S. V., & DA SILVA, J. J. P. O POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO DENTRO DA GESTÃO DE CUSTOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3332

Edição

Seção

Custos para Competitividade Global