ANÁLISE DOS CUSTOS DA FRANQUIA PARA O FRANQUEADOR: UM ESTUDO DE MULTICASOS

Autores

  • Ana Lúcia de Araújo Lima
  • Ilse Maria Beuren

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste na análise dos custos da franquia para o franqueador. Entretanto, antes de tratar do aspecto custos, optou-se por uma abordagem mais ampla: o sistema franchising como um todo. No que concerne à metodologia aplicada à presente pesquisa, esta consubstancia-se de um estudo de multicasos. Para a coleta de dados relacionados à franquia, sob a ótica do franqueador, fez-se entrevistas junto a três empresas franqueadoras, de diferentes setores da atividade comercial da região de Florianópolis/SC. Neste sentido foram analisadas as variáveis pesquisadas em cada uma das empresas. O enfoque principal da pesquisa, que consiste na identificação de custos, foi contemplado desde a formatação do negócio, passando pela assistência e apoio oferecidos aos franqueados. Procurou-se, aqui, traduzir, com fidelidade, a experiência relatada pelos entrevistados. Nas diversas fontes e formas pesquisadas, ficou evidente a importância que se deve dar aos custos na reestruturação da empresa franqueadora, para a implantação desse tipo de negócio.

Downloads

Como Citar

Lima, A. L. de A., & Beuren, I. M. ANÁLISE DOS CUSTOS DA FRANQUIA PARA O FRANQUEADOR: UM ESTUDO DE MULTICASOS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3340

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos no Processo Decisório das Organizações