RASTREAMENTO DOS FATORES ESTRATÉGICOS PARA A GESTÃO DE CUSTOS NA HOTELARIA: UM ESTUDO DO DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS.

Autores

  • Maria Silene Alexandre Leite
  • Aloisio da Silva Lima

Resumo

Em pesquisa direta realizada no Nordeste do Brasil ( período de agosto à dezembro de 1995 ), em hotéis de 3, 4 e 5 estrelas, distribuídos em amostras de nove ( três de cada categoria), nas cinco capitais de maior fluxo turístico: Salvador, Fortaleza, Recife, Natal e Maceió, e, ainda, em João Pessoa (origem da pesquisa), num total de 54 hotéis, percebeu-se que o setor hoteleiro apresenta muitos problemas no que diz respeito ao seu funcionamento interno. Observou-se que o departamento de Alimentos e Bebidas (A&B) ultrapassou os demais quanto à existência de problemas, sendo o que apresenta as maiores despesas no hotel, e portanto exige maior atenção. Este artigo mostra alguns dos problemas encontrados no departamento de Alimentos e Bebidas e a posição dos administradores hoteleiros diante destes.

Downloads

Como Citar

Leite, M. S. A., & Lima, A. da S. RASTREAMENTO DOS FATORES ESTRATÉGICOS PARA A GESTÃO DE CUSTOS NA HOTELARIA: UM ESTUDO DO DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3357

Edição

Seção

Gestão Estratégica de Custos no Processo Decisório das Organizações