VARIAÇÃO DOS CUSTOS MARGINAIS DO COMBUSTÍVEL EM SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Ricardo Villarroel Dávalos, Plinio Stange

Resumo


Este artigo apresenta o efeito das características não lineares na avaliação dos custos marginais do combustível de sistemas de geração de energia. O custo marginal horário é calculado através da otimização do problema do despacho econômico das unidades geradoras considerando características não lineares e pontos válvula. O problema é solucionado com o auxílio do GAMS para variações horárias da demanda. São comparados os custos marginais calculados com e sem pontos válvula. Verifica-se um incremento dos custos quando são incorporados estes efeitos, tornando-se de muita importância a consideração destes. As dificuldades de descontinuidade da derivada da função custo e dos vários pontos de ótimo locais são contornadas aparentemente através de técnicas simples. Solucionou-se o problema com características reais. Atualmente, modelos de preços da eletricidade baseados em ambientes competitivos têm dificuldades de otimizar as funções objetivo, devido à presença de múltiplos interesses surgidos pela competitividade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235