VARIAÇÃO DOS CUSTOS MARGINAIS DO COMBUSTÍVEL EM SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Resumo
Este artigo apresenta o efeito das características não lineares na avaliação dos custos marginais do combustível de sistemas de geração de energia. O custo marginal horário é calculado através da otimização do problema do despacho econômico das unidades geradoras considerando características não lineares e pontos válvula. O problema é solucionado com o auxílio do GAMS para variações horárias da demanda. São comparados os custos marginais calculados com e sem pontos válvula. Verifica-se um incremento dos custos quando são incorporados estes efeitos, tornando-se de muita importância a consideração destes. As dificuldades de descontinuidade da derivada da função custo e dos vários pontos de ótimo locais são contornadas aparentemente através de técnicas simples. Solucionou-se o problema com características reais. Atualmente, modelos de preços da eletricidade baseados em ambientes competitivos têm dificuldades de otimizar as funções objetivo, devido à presença de múltiplos interesses surgidos pela competitividade.Downloads
Como Citar
Dávalos, R. V., & Stange, P. VARIAÇÃO DOS CUSTOS MARGINAIS DO COMBUSTÍVEL EM SISTEMAS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3386
Edição
Seção
Gestão Estratégica de Custos em Mercados Globalizados