Aplicação de Técnicas Estatísticas Multivariadas a Indicadores Contábeis: Uma Contribuição de Evidenciação das Métricas Contábeis.

Autores

  • Antonio Fernando Pego e Silva UFES
  • Márcio Rodrigues dos Santos UFV
  • Jean Pierre David de Oliveira UFES
  • Luiz Claudio Louzada CEPEAD/UFMG

Palavras-chave:

Analise de regressão logística

Resumo

A contabilidade, grande fonte de informações econômicas e financeiras de uma empresa, tem sido grande foco de estudos nos últimos anos. Porém, questionamentos a respeito do alcance de seus objetivos ainda são bastante evidenciados por parte de seus usuários, no sentido de supri-los com informações adequadas para a tomada de decisões, Laurent (2004, p.10). Dessa forma, essa pesquisa tenta, através dos indicadores econômico-financeiros, desenvolver modelos estatísticos alternativos com o objetivo de ajudar a avaliar o desempenho financeiro das empresas manufatureiras com capital aberto. Por meio do banco de dados Economatica® foi possível obter 24 indicadores de empresas do setor manufatureiro com ações negociadas na BOVESPA no período de 2004 a 2008. O uso de Analise fatorial possibilitou agrupar em cinco fatores (indicadores) os índices econômico-financeiros considerados importantes, explicando 76,07% da variabilidade total dos dados. Após definidos os fatores mais importantes, aplicou-se as técnicas estatísticas de analise discriminante e regressão logística para identificar qual modelo é mais eficaz na classificação dessas empresas como “eficientes” e “ineficientes”.

Downloads

Como Citar

e Silva, A. F. P., dos Santos, M. R., de Oliveira, J. P. D., & Louzada, L. C. Aplicação de Técnicas Estatísticas Multivariadas a Indicadores Contábeis: Uma Contribuição de Evidenciação das Métricas Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/339

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos