Sistema de Custeio com Base em Clientes para Empresas de Serviços Contábeis

Autores

  • Alexandre Ripamonti

Resumo

As Empresas de Serviços Contábeis são aquelas que prestam serviços de Contabilidade e afins a pequenas empresas. São, em nosso país, os Escritórios de Contabilidade. Fundamentalmente, os serviços prestados pelas Empresas de Serviços Contábeis estão ligados e dimensionados ao cumprimento de obrigações tributárias acessórias. Estas constituem os serviços afins e são constituídos por obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias. Em levantamento realizado durante o período de 1993, na IV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul e no I Encontro Nordestino de Contabilidade, pudemos constatar, entre 68 empresários, a existência de quatro setores nestas empresas : 1) abertura e cancelamento de empresas; 2) escrita fiscal; 3) departamento pessoal, e; 4) contabilidade. Devemos ressaltar que o setor de contabilidade presta-se, em boa parte dos casos, exclusivamente ao cumprimento de obrigações tributárias. A função ideal das empresas de serviços contábeis e a de orientação contábil de seus clientes. Deveriam oferecer instrumentos para que os gestores das pequenas empresas tomem decisões em seus negócios, porém isso não ocorre. Em amostra de 164 pequenas empresas do Estado de São Paulo, pudemos verificar que em 96% dos casos as empresas não recebiam informações contábeis para sua gestão Dentro da história, as empresas de serviços contábeis surgiram por volta de 1940, como resultado da preparação de profissionais oriundos da reformulação do ensino comercial da época. Com o desenvolvimento empresarial ocorrido nas décadas seguintes, pode ser constatado um maior número das empresas de serviços contábeis em nosso país. A atividade naquela época era voltada à Contabilidade e orientação dos clientes. Na década de 70, porém, esta situação foi revertida, e a atividade começou a demonstrar sinais preponderantes das obrigações tributárias acessórias. Dois fatos ocorreram concomitantemente : a) aumento das exigências governamentais (obrigações tributárias), e, b) mudança na atividade das empresas de serviços contábeis. Com o advento da competitividade internacional, a abertura e integração do mercado nacional a outros países, e outras medidas propostas pelo governo federal a partir de 1990, levaram a tais empresas insinuarem um retorno gradual à atividade ideal, levadas pela necessidade de informações dos clientes. Atualmente são, estimativamente, 55.000 empresas de serviços contábeis em nosso país. Faturamento anual de R$16,5 bilhões (2,67% do PIB de 1995), e margem líquida de lucro de R$9,9 bilhões (valor superior ao obtido pelas 500 maiores empresas do país em 1995). Empregam 707 mil pessoas. E, por fim, possuem cerca de 2,6 milhões de clientes, sobretudo micro, pequenas e médias empresas. As pequenas empresas em nosso país movimentam 42% do PIB. Em pesquisa junto a 164 pequenas empresas do Estado de São Paulo, 96% dos casos não recebia orientação contábil, ou seja, não recebia informações para a gestão de seus negócios.

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Como Citar

Ripamonti, A. Sistema de Custeio com Base em Clientes para Empresas de Serviços Contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3401

Edição

Seção

Custos de Serviços