ABC - (ACTIVITY-BASED COSTING) : UM SISTEMA DE CUSTEIO PARA A GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM REGIMES DE ECONOMIA DE MERCADO.

Autores

  • Ivandi Silva Teixeira

Resumo

A gestão de empresas no mercado competitivo tem se constituído na principal preocupação de empresários e empreendedores. Contudo, apesar dos modismos de gestão vigentes, não se observam em larga escala, mecanismos capazes de garantir a eficiência e a eficácia operacional-produtiva, uma vez que as ferramentas usuais de gestão, encontram-se depreciadas, defasadas em relação às inovações tecnológicas de produção-produtos facilmente percebidas no cotidiano das empresas industriais. O presente estudo, sugere a implantação de um sistema de custeio capaz de auferir sustentação técnico-científica ao processo de tomada de decisão na área de produção de empresas industriais. Este sistema se conforma no ABC:Activity-Based Costing (Custeio Baseado em Atividade), que deverá atuar como ferramenta indispensável ao processo decisório de empresas que operam em mercados competitivos, em situações de livre concorrência,onde a gestão com qualidade e responsabilidade profissional dos sistemas operacionais da atividade produtiva, se constituam na sua condição primária.

Downloads

Como Citar

Teixeira, I. S. ABC - (ACTIVITY-BASED COSTING) : UM SISTEMA DE CUSTEIO PARA A GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE EM REGIMES DE ECONOMIA DE MERCADO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3412

Edição

Seção

Custos para a competitividade global: absorção, variável ou ABC?