ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO “TQM (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS”

Autores

  • Masayuki Nakagawa

Resumo

Até recentemente, especialmente no setor privado de educação, um dos grandes temas que emocionavam pais, mestres, alunos e autoridades governamentais era o dos custos das mensalidades. Doravante, como conseqüência da globalização da economia, inclusive no setor da educação, com certeza, além dos custos vamos ter um outro grande tema em discussão: a questão da qualidade do ensino. A Lei No. 9.131, que trata da avaliação de cursos certamente contribuirá fortemente para a melhoria da qualidade do ensino universitário no Brasil. Entretanto, a questão da qualidade na área de educação, como já o é nas áreas de manufatura, comércio e serviços, deve ser tratada profissionalmente. Tentativas de soluções empíricas, sem o concurso de especialistas adequadamente treinados, além de aumentar em muito os custos operacionais, poderão trazer também problemas adicionais e de descrença em relação aos princípios do TQM Aplicado ao ensino. Um grupo de professores de universidades públicas e privadas vêm já alguns anos, liderados pelos Professores Antônio Robles Júnior e Edson Luiz Riccio da FEA/USP, pesquisando os princípios e conceitos do TQM ( Gestão da Qualidade Total) Aplicável ao Ensino de Ciências Contábeis. Em agosto de 1995 foi realizado em Águas de Lindóia (SP), com grande sucesso, o primeiro workshop sobre TQM Aplicado ao Ensino de Ciências Contábeis, por ocasião da 14ª. Convenção dos Contabilistas do Estado de São Paulo, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

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Como Citar

Nakagawa, M. ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO “TQM (GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL) APLICADO AO ENSINO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS”. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3435

Edição

Seção

Custos, qualidade e produtividade.