APLICAÇÃO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE ÀS DECISÕES DE PREÇO DE VENDA SOB O ENFOQUE DO CUSTEIO DIRETO

Autores

  • Roberto Vatan dos Santos

Resumo

Este estudo tem por objetivo principal a demonstração da necessidade de utilização do conceito de custo de oportunidade nas decisões de preço. Para tanto, resgata a origem econômica do termo e confronta-a com as operacionalizações propostas pelos pesquisadores contábeis. Reconhece que a decisão de preço pode ser orientada por diversas abordagens; mas enfatiza que qualquer seja o modelo de decisão de preço, o gestor deveria incorporar este conceito na avaliação das alternativas de preço. É somente através dos preços que a empresa pode: (1) obter um fluxo de lucros contínuo a longo prazo, permitindo a otimização no uso da capacidade instalada; e (2) garantir um retorno satisfatório sobre os capitais investidos no negócio. Neste sentido, a operacionalização do conceito de custo de oportunidade poderia: (1) auxiliar os decisores de preço na apuração de custos dos produtos ou serviços de forma mais realista, levando-se em conta os benefícios líquidos das alternativas desprezadas na escolha dos recursos utilizados na fabricação destes; e (2) assegurar a remuneração mínima dos investimentos realizados pelos acionistas na entidade.

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Como Citar

dos Santos, R. V. APLICAÇÃO DO CUSTO DE OPORTUNIDADE ÀS DECISÕES DE PREÇO DE VENDA SOB O ENFOQUE DO CUSTEIO DIRETO. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3436

Edição

Seção

Custos numa ótica interdisciplinar