Efeito dos prazos de recebimento, estocagem e pagamento no resultado das vendas: estudo de caso em distribuidora de mercadorias

Autores

  • Rodney Wernke SEM VÍNCULO
  • Marluce Lembeck UNISUL

Palavras-chave:

Distribuidora de mercadorias

Resumo

Discorre acerca da mensuração dos efeitos dos prazos de recebimento, estocagem e pagamento no resultado das vendas de distribuidora de mercadorias. Em termos de objetivo, a pesquisa pretendeu responder questão sobre como avaliar os efeitos desses prazos na lucratividade das vendas desse tipo de empreendimento. Em relação aos aspectos metodológicos, utilizou-se metodologia do tipo descritiva, no formato de estudo de caso, com abordagem qualitativa. Quanto aos resultados, a pesquisa demonstrou que o lucro do período teria redução de R$ 56.206,91 (se fossem considerados os prazos associados às operações) em relação ao resultado apurado pelo conceito tradicional de margem de contribuição. Referido valor equivale à queda de 11,41% e foi considerado preocupante pelo gestor da entidade. Ainda, o estudo evidenciou que para melhorar o desempenho da empresa pesquisada os administradores deveriam estudar medidas no sentido de reduzir os prazos de recebimento e estocagem, bem como tentar alongar os prazos de pagamentos a fornecedores. Quanto às limitações inerentes, a mais relevante diz respeito à escolha da taxa de juros a aplicar na equação do resultado da venda, visto que diversas possibilidades poderiam ter sido escolhidas. Contudo, optou-se pela taxa de captação de recursos que a entidade arcava pela facilidade de obtenção e verificação. Por último, concluiu-se que tal forma de mensuração é aplicável ao contexto da distribuidora pesquisada, com ganhos qualitativos relevantes na avaliação do desempenho dos segmentos de mercado, além de facilitar a medição do impacto de decisões relacionadas com os prazos dos ciclos operacional e financeiro.

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Como Citar

Wernke, R., & Lembeck, M. Efeito dos prazos de recebimento, estocagem e pagamento no resultado das vendas: estudo de caso em distribuidora de mercadorias. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/345

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos