O CENÁRIO E OS PROJETOS DE PRODUTIVIDADE

Autores

  • NELSON JOSÉ MONTEIRO

Resumo

Este trabalho está sendo preparado desde meados de junho de 1995 e dada a dinâmica da nossa economia, podem haver profundas alterações até a apresentação do mesmo em outubro. A idéia é apresentar uma visão geral do novo cenário econômico e de mercado, bem como encaixar os conceitos de custo e de produtividade neste ambiente altamente competitivo. A visão da Área de Custo, como um departamento estanque de contabilização do custo de produção, não é mais viável neste novo ambiente. Hoje é necessária uma plena integração com as áreas de Engenharia e Desenvolvimento, para através da sinergia de diferentes pontos de vista, buscar as soluções para os problemas específicos de cada segmento e de cada empresa. Existem muitas ferramentas, no auxílio desta árdua tarefa, como: Custo Baseado nas Atividades ( ABC ), Gerenciamento do Tempo de Ciclo ( CTM ), Análise do Valor ( VA/VE ), Método das Unidades de Produção ( UPs ), e o Custeio Direto. O desafio é justamente a implementação prática de um processo de gerenciamento eficaz de Custo e Produtividade, para alavancar a competitividade de cada empresa, fazendo uso das relações de parcerias com o Fornecedor-Cliente e buscando a conciliação.

Downloads

Como Citar

MONTEIRO, N. J. O CENÁRIO E OS PROJETOS DE PRODUTIVIDADE. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3462

Edição

Seção

Impacto das novas formas de gestão empresarial sobre a teoria dos custos e sistemas de informação para a gestão econômica.