Uma abordagem lúdica para aprender a diagnosticar empresas, com base em técnicas/metodologias e montar um plano de melhoria.

Autores

  • Claudio Vidal
  • Eliana Saia
  • Maria Patrocínia Oliveira

Resumo

Este trabalho aborda o assunto gestão dos custos com o auxílio das técnicas/metodologias para qualidade, de uma maneira participativa, visando a melhoria contínua e o aumento de produtividade. Utiliza-se a simulação de uma fábrica de laranjada, onde os participantes serão os operadores/funcionários . Os custos obtidos desta fabricação serão analisados através de técnicas/metodologias descritas ao longo do curso. A simulação da fábrica é feita em dois momentos. No primeiro momento a fábrica funciona como conforme uma proposta inicial e no segundo, a fábrica é submetida à um plano de melhoria, preparado pelos participantes, o qual promove grandes mudanças positivas. Os resultados deste trabalho tem sido muito bom, tanto a nível de resultados quantitativos (redução do preço dos produtos), quanto da receptividade/envolvimento dos participantes.

Downloads

Como Citar

Vidal, C., Saia, E., & Oliveira, M. P. Uma abordagem lúdica para aprender a diagnosticar empresas, com base em técnicas/metodologias e montar um plano de melhoria. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3474

Edição

Seção

Tendências no ensino da contabilidade de custos e da gestão de custos.