SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA UMA DROGARIA (MICRO-EMPRESA)
Resumo
A evolução recente de sistemas de custeio, particularmente do custeio baseado em atividades, permite que a gestão de negócios seja menos intuitiva e mais científica. Inicialmente desenvolvido para grandes organizações, tais técnicas precisam ser adaptadas e adequadas às empresas de pequeno porte. Acredita-se também que, diante do quadro de competição existente no mundo moderno, ainda existe espaço para que pequenos empreendimentos possam ser criativos e ocupar nichos lucrativos do mercado, utilizando-se de seus pontos fortes para atingir tal competitividade. Na primeira parte do trabalho são apresentadas as considerações ambientes que levam a Drogaria a demandar um sistema de informação gerencial. Este, por sua vez, encontra-se baseado no que foi denominado nível de qualificação. Ou seja, os produtos foram divididos em linhas com impacto diferente sobre o custo da empresa. (Item 2) A partir de base inicial foram agregados outros custos da empresa, evitando-se, sempre que possível, rateios por volume tão comum no custeamento tradicional. Alguns problemas defrontados na implantação e uma discussão sobre formação de preço são apresentados a seguir.Downloads
Como Citar
Silva, C. A. T. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA UMA DROGARIA (MICRO-EMPRESA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3487
Edição
Seção
Modelos de determinação e gestão de custos para pequenas e microempresas.