MENSURAÇÃO DOS CUSTOS PÚBLICOS BASEADO NA FUNCIONAL-PROGRAMÁTICA

Autores

  • Flávio da Cruz

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de mensuração de custos no setor público, a partir das dezesseis funções adotadas para classificar as ações governamentais no Brasil. Para cada função é descrito aproximadamente um indicador físico que uma vez estudados e detalhados poderiam, mediante a aplicação do custo ABC resultar em referências para medir eficiência. Por último, em se tratando de instituições de caráter público e portanto, sem fins lucrativos,existe um posicionamento do autor defendendo a necessidade da avaliação aberta dos resultados alcançados dentro de dimensões interligadas. Também, o resultado da aplicação dos recursos públicos deve ser associado ao benefício gerado. Para os recursos onde é impossível uma mensuração direta, em termos físicos e financeiros do benefício gerado o presente trabalho defende a pesquisa de nível de satisfação dos contribuintes como um valioso instrumento de avaliação, a partir do custo envolvido no processo de produção destes benefícios.

Downloads

Como Citar

da Cruz, F. MENSURAÇÃO DOS CUSTOS PÚBLICOS BASEADO NA FUNCIONAL-PROGRAMÁTICA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3499

Edição

Seção

Modelos de mensuração e gestão de custos nas áreas industrial, agrícola, de serviços, educação e no setor governamental.