Valor de Mercado versus valoração de Goodwill Gerado Internamente: um estudo a partir das Demonstrações Financeiras

Carlos Augusto Pacheco Pereira, Eliene Aparecida de Moraes, Jonatas Dutra Sallaberry

Resumo


Os ativos intangíveis são responsáveis pela super valoração das empresas, e dentre esses ativos pode-se citar marcas, patentes, capital intelectual, propaganda e publicidade e goodwill. As demonstrações financeiras muitas vezes não refletem o valor de mercado destas empresas, e essa diferença entre o valor contábil e o valor de mercado é medida através de ativos intangíveis. Existem vários métodos para valoração dos ativos intangíveis, tais como: Lawrence R. Dicksee, Hatfield, New York, Valor Atual dos Superlucros, Custo de Reposição ou Custo Corrente, Valor Econômico, Valor de Realização, Excesso do Valor Econômico sobre o Valor Corrente e Modelo Residual de Avaliação de Ativos Intangíveis, cada um apresentando vantagens e desvantagens no seu uso. Através de uma pesquisa bibliográfica, esta pesquisa tem o objetivo de identificar entre os métodos de mensuração do goodwill gerado internamente existentes na literatura contábil, qual representa efetivamente (ou mais próximo) o valor que o mercado está disposto a pagar pelo patrimônio de determinada empresa, considerando que essa diferença decorra de expectativas de ganhos superiores baseado num patrimônio excedente e agregado à entidade. Na pesquisa foram utilizados os dados obtidos através das demonstrações financeiras dos anos 2009, 2010 e 2011 da empresa Totvs S.A. Através dos valores obtidos pela operacionalização dos métodos, pode-se concluir que o método que mais se aproxima do valor de mercado é o Método Hatfield, e ainda que o valor de mercado representa até seis vezes o valor contábil da companhia pesquisada.

Palavras-chave


Goodwill

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ISSN 2358-856X

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