A disciplina de contabilidade de custos para contadores: um estudo nas universidades federais da região norte do Brasil

Fabricia Silva da Rosa, Viviane Silva da Rosa, Sandro Vieira Soares, Elisete Dahmer Pfitscher

Resumo


O presente artigo tem por objetivo avaliar a estrutura curricular dos cursos de contabilidade das Universidades Federais da Região Norte no Brasil para identificar a relevância da disciplina de Contabilidade de Custos no Processo de Formação de Contadores. Para atingir este objetivo são analisadas as estruturas curriculares e ementas de cinco cursos de graduação e 01 de mestrado em contabilidade. Nos programas analisados há espaço destinado para disciplinas de custos e análise de custos, com diferentes nomenclaturas. A carga horária e o período na estrutura curricular são semelhantes entre os cursos analisados, e a disciplina, em sua grande maioria é considerada obrigatória. Quanto aos temas, percebe-se alinhamento com as diretrizes nacionais, contudo, apesar de apresentar muitos dos tópicos básicos sugeridos nas diretrizes do currículo mundial, não seguem a estrutura proposta. Verifica-se também que carecem de maior carga horária para estudos avançados em gestão de custos, seja como obrigatória ou optativa.

Palavras-chave


Estrutura Curricular

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ISSN 2358-856X

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