A disciplina de contabilidade de custos para contadores: um estudo nas universidades federais da região norte do Brasil

Autores

  • Fabricia Silva da Rosa UFSC
  • Viviane Silva da Rosa UFSC
  • Sandro Vieira Soares UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC

Palavras-chave:

Estrutura Curricular

Resumo

O presente artigo tem por objetivo avaliar a estrutura curricular dos cursos de contabilidade das Universidades Federais da Região Norte no Brasil para identificar a relevância da disciplina de Contabilidade de Custos no Processo de Formação de Contadores. Para atingir este objetivo são analisadas as estruturas curriculares e ementas de cinco cursos de graduação e 01 de mestrado em contabilidade. Nos programas analisados há espaço destinado para disciplinas de custos e análise de custos, com diferentes nomenclaturas. A carga horária e o período na estrutura curricular são semelhantes entre os cursos analisados, e a disciplina, em sua grande maioria é considerada obrigatória. Quanto aos temas, percebe-se alinhamento com as diretrizes nacionais, contudo, apesar de apresentar muitos dos tópicos básicos sugeridos nas diretrizes do currículo mundial, não seguem a estrutura proposta. Verifica-se também que carecem de maior carga horária para estudos avançados em gestão de custos, seja como obrigatória ou optativa.

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Como Citar

da Rosa, F. S., da Rosa, V. S., Soares, S. V., & Pfitscher, E. D. A disciplina de contabilidade de custos para contadores: um estudo nas universidades federais da região norte do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/355

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos