A perspectiva, as percepções e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos
Palavras-chave:
Cursos de GraduaçãoResumo
O perfil do profissional que atua na gestão da empresa contempla um amplo conhecimento da sua área e de áreas afins, assim o discente não contador, como administradores e economistas, deve ter conhecimento e compreensão das informações contábeis para auxiliar na gestão e na tomada de decisão. A disciplina de Metodologia de Custos (MC) tem como propósito contribuir para este conhecimento, sendo considerada uma disciplina interdisciplinar. Assim, o objetivo deste estudo é identificar a perspectiva, as percepções e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos em cursos presenciais na cidade de Porto Alegre/RS. A pesquisa realizada é classificada como: quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva e como survey, por meio de um questionário aplicado aos discentes matriculados, no segundo semestre de 2011, na disciplina de MC, dos cursos de graduação em áreas afins, especialmente em Administração e Ciências Econômicas, nas Instituições de Ensino Superior, localizadas em Porto Alegre/RS. O perfil dos discentes indicou que eles possuem idade média de 25 anos e que o número de mulheres é cerca de 9% superior ao de homens. Da amostra analisada, cerca de 3/4 cursam Administração. A maioria cursou a maior parte do ensino médio em instituições públicas e mais de 4/5 exerce atividade remunerada. No que tange à perspectiva e a percepção dos discentes acerca da disciplina, os melhores métodos para o ensino da MC residem em aulas expositivas, estudos de casos e listas de exercícios. Quanto aos professores, os discentes reconheceram sua capacidade e disponibilidade.Downloads
Como Citar
Bianchi, M., Costa, C. H., Raimundini, S. L., & da Rocha, J. M. L. A perspectiva, as percepções e o perfil do discente não contador sobre o ensino da disciplina de Metodologia de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/356
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos