Contabilidade de Custos: a relação entre os conteúdos ministrados pelas IES e os conteúdos exigidos no Exame de Suficiência

Autores

  • André Fernando Hein UNIOESTE
  • Gabriele Kottwitz Unioeste
  • Martin Airton Wissmann UNIOESTE

Palavras-chave:

Ensino

Resumo

A Contabilidade de Custos faz parte da grade curricular do curso de ciências contábeis, e destaca-se no ambiente empresarial por ser responsável pelo fornecimento de dados detalhados sobre custos de produção, utilizados para tomada de decisões. Considerando que para atuar no mercado de trabalho, inclusive como contador de custos, o bacharel em ciências contábeis precisa ser aprovado no Exame de Suficiência do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), e que nas últimas edições do exame o índice de aprovação em média foi de apenas 44%, este estudo teve como objetivo identificar em que medida estão relacionados os conteúdos de contabilidade de custos ministrados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) com os conteúdos exigidos no Exame de Suficiência. Para tanto foram selecionadas as IES que possuem o curso de ciências contábeis, na modalidade presencial no Oeste do Paraná como amostra. Após a análise e tabulação dos dados, concluiu-se que não há uma relação forte entre o que está sendo ensinado e o que vem sendo exigido no exame de suficiência, pois o coeficiente de correlação entre as variáveis: conteúdos ministrados e conteúdos exigidos no exame de suficiência nas questões envolvendo “custos” foi 0,65, conquanto o ideal fosse uma relação perfeita entre as variáveis.

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Como Citar

Hein, A. F., Kottwitz, G., & Wissmann, M. A. Contabilidade de Custos: a relação entre os conteúdos ministrados pelas IES e os conteúdos exigidos no Exame de Suficiência. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/359

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos