Elementos da Contabilidade Gerencial e desempenho no ENADE: um estudo nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de SC
Palavras-chave:
ENADEResumo
O presente estudo analisa o relacionamento dos conteúdos abordados pelas IES (Instituições de Ensino Superior) e o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), nas questões pertinentes aos elementos da contabilidade gerencial. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação prática, com abordagem quanti-qualitativa e procedimentos técnicos documental e de levantamento. A população intencionalmente selecionada engloba os 69 cursos de graduação em Ciências Contábeis, na modalidade presencial, no estado de SC, autorizados pelo MEC e em funcionamento. Com base na análise dos dados foi possível: (i) selecionar sete elementos da contabilidade gerencial os quais se subdividem em 31 componentes; (ii) verificar a oferta de 318 disciplinas nas matrizes curriculares dos cursos que abordam os elementos da contabilidade gerencial; (iii) constatar que o elemento ministrado com maior ênfase é o sistema de custeio estruturado, do qual os componentes custeio por absorção e custeio variável são abordados por 100% das IES, e o único elemento não mencionado é o programa de redução de desperdício; (iv) identificar que 15% da prova do ENADE aborda questões de contabilidade gerencial relacionadas exclusivamente com o elemento sistema de custeio estruturado; (v) constatar que a média de acertos nas referidas questões do ENADE, para as IES estudadas, ficou abaixo da média da região Sul e da nacional. Finalmente, por meio de regressões lineares simples e múltiplas dos dados constatou-se que mais de 90% do desempenho no ENADE é explicado por outros fatores além do número de disciplinas que abordam o conteúdo de cada questão.Downloads
Como Citar
Tedesco, K. V. Elementos da Contabilidade Gerencial e desempenho no ENADE: um estudo nos cursos de graduação em Ciências Contábeis de SC. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/362
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos