Aprendizagem autorregulada (SRL) no ensino à distância de contabilidade de custos

Autores

  • José Hilton Santos Aguiar UFBA
  • Antonio Carlos Ribeiro da Silva ufba
  • Thiago Bruno de Jesus Silva FURB

Palavras-chave:

Contabilidade

Resumo

Esse estudo objetivou analisar a associação existente entre o desenvolvimento de atitudes autorreguladas e o ensino EaD em Contabilidade de Custos de 79 discentes matriculados em disciplinas de Custos em Instituição de Ensino Superior no estado da Bahia. Pesquisas educacionais nas últimas décadas tem defendido maior independência por partes dos discentes no processo de ensino-aprendizagem. Através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional o ensino à distância se estabeleceu no Brasil, de forma que, discentes dessa modalidade administram melhor sua aprendizagem e são atores no seu processo de aprender. Barry Zimmerman e outros pesquisadores afirmam que através do aprendizado autorregulado os alunos são conscientes, controlam o seu processo de aprendizagem, seleciona métodos e estratégias revelando a autoeficácia. Para tanto, Zimmerman identificou quatorze estratégias presentes em alunos autorregulados que é relacionado a altos índices de sucesso acadêmicos e autorregulação em sala de aula. O Relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do ano de 2006/2007 constatou que discentes de cursos à distância obtiveram pontuação superior à de cursos presenciais em sete de trezes áreas em que foi possível a comparação; e os Relatórios Analíticos de Aprendizagem à Distância no Brasil em 2012 apontou que graduados pelo EaD obtiveram, em média, 6,7 pontos a mais nos resultados finais do Exame de Desempenho do Estudante quando comparado com os presenciais. Os resultados sugerem que discentes da disciplina de contabilidade de custo que frequentam a mesma na modalidade à distância se apropriam de 9 entre as 10 estratégias autorreguladas identificadas, com exceção de auto recompensas para um sucesso alcançado.

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Como Citar

Aguiar, J. H. S., da Silva, A. C. R., & Silva, T. B. de J. Aprendizagem autorregulada (SRL) no ensino à distância de contabilidade de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3631

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos