Contabilidade fiscal: perfil do plano de ensino das disciplinas oferecidas, no curso de ciências contábeis, pelas instituições de ensino superior localizadas no Estado do Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
EnsinoResumo
A alta carga tributária é um dos maiores entraves ao desenvolvimento das empresas brasileiras. Desta forma, dispor de um profissional que além de cumprir as obrigações societárias e fiscais, colabore para o melhor desempenho tributário, torna o contador um profissional de grande valia para todas as organizações. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é identificar qual o perfil do plano de ensino da disciplina de contabilidade fiscal, e/ou suas assemelhadas, oferecida no curso de graduação em ciências contábeis, pelas instituições de ensino superior localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Evidencia-se o que as Instituições de Ensino Superior - IES gaúchas apresentam nas grades curriculares das disciplinas de contabilidade tributária e suas assemelhadas. Com abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma análise de conteúdo, por meio de uma coleta documental dos planos de ensino, nas matrizes curriculares. Os resultados demonstraram que as IES com o curso de ciências contábeis têm direcionado três disciplinas relacionadas à contabilidade fiscal e suas assemelhadas, estando estas distribuídas, em sua maioria, entre o quarto e o sexto semestre. Os temas relativos aos tributos federais, estaduais e municipais foram os mais frequentes nas ementas e nos conteúdos programáticos. O objetivo apresentado por todos os planos de ensino busca promover a compreensão da estrutura dos tributos. Para pesquisas futuras sugere-se a replicação desta pesquisa com uma amostra maior.Downloads
Como Citar
de Paiva, A. M., Machado, D. G., Sampaio, G. L., & da Cruz, A. P. C. Contabilidade fiscal: perfil do plano de ensino das disciplinas oferecidas, no curso de ciências contábeis, pelas instituições de ensino superior localizadas no Estado do Rio Grande do Sul. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3633
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos