Estilos de aprendizagem e variáveis influenciadoras: um estudo entre alunos tradicionais e não tradicionais do curso de ciências contábeis

Autores

  • Roseane Patrícia Araújo Silva UEPB
  • Sabrina Ribeiro de Almeida Ribeiro Almeida UEPB
  • Ana Nykaelle de Farias Gomes UEPB
  • Daniel Ferreira Queiroz UEPB

Palavras-chave:

Curso de ciências contábeis

Resumo

Esta pesquisa objetivou diagnosticar os estilos de aprendizagem de alunos tradicionais e não tradicionais do curso de ciências contábeis de uma instituição pública de ensino superior, bem como avaliar como se comportam as variáveis: motivação, ambiente de aprendizado, atividades de trabalho e família, entre si e entre os estilos de aprendizagem identificados. Os estudantes tradicionais são os que possuem até 24 anos de idade e os não tradicionais os que apresentam 25 anos ou mais. Utilizou-se o inventário de estilo de aprendizagem de Honey- Alonso adaptado por Miranda e Morais (2008) para diagnosticar os estilos de aprendizagem. Para as demais variáveis fez-se uso das concepções de Wooten (1998). Quanto aos aspectos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como um trabalho descritivo, exploratório, empírico, de caráter transversal. Utilizou-se o programa estatístico SPSS 17 (Statistical package for the social science) para processamento dos dados. O questionário utilizado apresentou características psicométricas de confiabilidade e validade satisfatórias. Os resultados apontam para idêntica caracterização dos estilos de aprendizagem dos dois grupos estudados, sendo o estilo predominante o estilo reflexivo. Através da correlação de Pearson encontrou-se correlação estatística significativa, positiva e de intensidade moderada entre a variável “motivação” e o estilo predominante para o grupo de alunos tradicionais. Já para os alunos não tradicionais encontrou-se correlação estatística significativa positiva moderada entre o estilo reflexivo (predominante) e as “atividades de trabalho e família”. Quanto à associação entre as demais variáveis observou-se correlação estatística significativa e positiva entre a “motivação” e o “ambiente de aprendizado” para os alunos tradicionais, sendo a adoção do livro texto o principal fator do referido ambiente associado a esta motivação. Palavras-chave: Estilos de aprendizagem. Alunos tradicionais e não tradicionais. Curso de ciências contábeis.

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Como Citar

Silva, R. P. A., Almeida, S. R. de A. R., Gomes, A. N. de F., & Queiroz, D. F. Estilos de aprendizagem e variáveis influenciadoras: um estudo entre alunos tradicionais e não tradicionais do curso de ciências contábeis. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3637

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos