Jubileu de Porcelana: estado da arte do Congresso Brasileiro de Custos à luz da Teoria de Redes Sociais de 1994 a 2013
Palavras-chave:
Redes SociaisResumo
Os veículos de publicação científica são canais para disseminação e avanço do conhecimento. Nessa linha, os eventos científicos configuram espaços colaboradores para apresentação e debate dos textos acadêmicos. Assim, o objetivo desta investigação consiste em mapear o perfil das produções acadêmicas do Congresso Brasileiro de Custos no período de 1994 a 2013, contemplando seus 20 (vinte) anos de existência. A pesquisa descritiva, documental e quantitativa utilizou técnicas bibliométricas e de redes sociais para traçar características bibliométricas e sociométricas dos 3.454 artigos científicos divulgados no referido evento. Os principais achados demonstram que o CBC apresentou seu ápice no ano de 2005 em sua 12ª edição, com 350 trabalhos apresentados. Os pesquisadores Antonio Cezar Bornia e Ilse Maria Beuren, apresentam-se como os mais prolíficos, cada um com 40 artigos publicados em todas as edições do CBC. As redes de cooperação foram formadas tanto por pesquisadores, como também pelas IES. A USP é IES mais colaborativa à produção científica do evento. As universidades USP, UFSC e UFPR são instituições centrais no processo de criação de redes.Downloads
Como Citar
von Eggert, N. S., da Silva, A. A. B., Munhoz, T. R., de Almeida, L. B., & Lolatto, D. Jubileu de Porcelana: estado da arte do Congresso Brasileiro de Custos à luz da Teoria de Redes Sociais de 1994 a 2013. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3638
Edição
Seção
Metodologias de ensino e pesquisa em custos