Planejamento financeiro pessoal. Uma abordagem sobre as contribuições da administração financeira na gestão dos recursos pessoais.

Autores

  • Adrielle Jesus Silva UFBA
  • Roberto Brazileiro Paixão UFBA
  • Fábio Lemos Mota IFBA

Palavras-chave:

Noções de Finanças e Planejamento

Resumo

A administração financeira é essencial para qualquer indivíduo, sobretudo diante da lógica capitalista do consumismo desenfreado em detrimento ao hábito de poupar e investir. Com o cenário brasileiro de estabilização econômica, a confecção de um planejamento financeiro pessoal é primordial para a gestão dos recursos pessoais. No entanto, os índices de endividamento comprovam a carência de domínio e aplicabilidade real de tais conceitos. Diante de tal temática, a presente pesquisa teve como objetivo verificar quais ferramentas ou técnicas apresentadas nas disciplinas de finanças dos cursos de graduação em administração são efetivamente utilizadas pelos respectivos estudantes na gestão dos seus recursos pessoais. Para atender a tal objetivo geral, foram coletados depoimentos de 55 questionários respondidos pelos estudantes de administração da Universidade Federal da Bahia. Uma introdução sobre o tema é seguida de referencial teórico acerca do planejamento financeiro pessoal, a lógica do dinheiro e mercado, além dos elementos de tomada de decisão financeira. Para análise dos dados foi escolhido o método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com abordagem qualiquantitativa. Constatou-se que os conhecimentos financeiros trabalhados no curso de administração são sim considerados e aplicados no âmbito pessoal. Os estudantes percebem a importância do tema e a maioria confecciona um plano financeiro. Destacou-se as noções de finanças e planejamento, como registro de contas e controle dos gastos e criação de reservas; os métodos e ferramentas, como orçamento, fluxo de caixa e elaboração de planilhas; além das noções de investimentos e aplicações possíveis como os principais pontos de aprendizado e aplicabilidade.

Downloads

Como Citar

Silva, A. J., Paixão, R. B., & Mota, F. L. Planejamento financeiro pessoal. Uma abordagem sobre as contribuições da administração financeira na gestão dos recursos pessoais. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3644

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos