A CONTABILIDADE DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO

Cristian Bau Dal Magro, Leossania Manfroi, Lidiane aparecida bortoli, Cleonir PAULO THEISEN

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar os custos e a formação do preço de venda dos produtos de uma indústria de panificação localizada na região Oeste do Estado de Santa Catarina. O presente estudo é caracterizado quanto aos objetivos, como uma pesquisa exploratória. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista não estruturada, análise documental e observação não participante. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa pela apresentação de dados relacionados aos custos da atividade. Os resultados do estudo evidenciam que o pão caseiro e a cuca simples fabricados na empresa em estudo geram lucratividade, no qual o pão caseiro gera uma margem de lucro de 31% e a cuca simples uma margem de lucro de 17%. Conclui-se que a venda dos produtos pelo preço praticado faz com que seja mais vantajosa e lucrativa a venda do pão caseiro.

Palavras-chave


Indústria de panificação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-856X

Associação Brasileira de Custos
Av. Unisinos, 950 - Caixa Postal 275 - CEP: 93022-000 - São Leopoldo - RS - Brasil
Diretoria de Administração de Infraestrutura e Serviços - Telefone: 51 3591 1122 Ramal: 5235