Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em Contabilidade de Custos

Autores

  • Yumara Lúcia Vasconcelos UFRPE
  • Mariano Yoshitake ALFA
  • Danillo Alves Carvalho Lins UFRPE
  • Ana Paula Santana de Melo UFRPE
  • Suely MORAIS FRANCA UFRPE

Palavras-chave:

estratégia de ensino

Resumo

Este artigo objetivou apresentar o potencial aplicativo do método de caso como estratégia de ensino. A culminância deste trabalho, a partir da pesquisa bibliográfica, foi a reflexão sobre seu empreendimento no ensino de Contabilidade e Administração de Custos, à luz da realidade brasileira. Nesse intento, realizou-se um levantamento das limitações relativas a aplicação do método, bem como dos benefícios potenciais. Concluiu-se, assim, que o mesmo de caso não esgota as abordagens possíveis no tratamento dos problemas empresariais, muito menos basta para a formação do indivíduo autônomo, crítico, apto ao processo decisório. Sua maior contribuição é a apresentação do aluno ao cotidiano empresarial, incitando-o à apreciação e posicionamento crítico seguro.

Downloads

Como Citar

Vasconcelos, Y. L., Yoshitake, M., Lins, D. A. C., de Melo, A. P. S., & FRANCA, S. M. Método de caso e estudo de caso: usos no exercício da docência em Contabilidade de Custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/365

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos