Aplicação do Lean Seis Sigma em uma empresa de serviços de tecnologia: elevando o nível de serviços com redução de custos.

Autores

  • Tânia Regina Brasileiro Azevedo Teixeira UFU
  • Flávio Xavier Borges Xavier Borges UFU
  • Débora Borges Tavares UFU

Palavras-chave:

Melhoria em custos

Resumo

Este artigo mostra a redução de custos e as melhorias da eficiência operacional em uma empresa do setor de tecnologia em Uberlândia–MG, pela adoção do Lean Seis Sigma na Diretoria de Operações de Infraestrutura, visando identificar atividades improdutivas, sem valor agregado, para melhorar o desempenho da unidade em estudo. Os resultados encontrados indicam que a aplicação da metodologia citada contribuiu para promover a mudança, reduzir os custos e obter melhoria contínua da empresa. Foi realizado um estudo de caso com dados documentais, entrevistas e pesquisa de campo, identificando os processos que agregam valor e aqueles que não agregam, sob uma ótica de mercado, descobrindo oportunidades de redução de custos e de melhoria na prestação dos serviços,sendo que esta análise teve como diretriz básica o atendimento às necessidades do cliente, objetivo principal da empresa em estudo. Por meio do programa Lean Seis Sigma, obteve-se um sistema operacional mais enxuto ao eliminar os desperdícios e as causas dos defeitos, ao organizar a execução das atividades em prazos determinados, bem como pela otimização e padronização de seus processos. Além disso, com as melhorias identificadas e sugeridas, foi possível garantir a execução automática de processos, o registro dos dados e a realização das interfaces entre as áreas.

Downloads

Como Citar

Teixeira, T. R. B. A., Borges, F. X. B. X., & Tavares, D. B. Aplicação do Lean Seis Sigma em uma empresa de serviços de tecnologia: elevando o nível de serviços com redução de custos. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3661

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões