Avaliação da eficiência econômica das distribuidoras brasileiras de energia elétrica por meio da análise envoltória de dados (DEA)

Autores

  • Vanessa de Quadros Martins FURG
  • Carlos Alberto Diehl UNISINOS
  • Cristiano Rempel UNISINOS
  • Maurício Tagliari UNISINOS

Palavras-chave:

Setor Elétrico

Resumo

A Medida Provisória nº 579/2012 estabeleceu uma expressiva mudança no regulamento aplicado ao setor de energia elétrica, sobretudo no que diz respeito à renovação das concessões dos serviços de geração, transmissão e distribuição de energia por parte das empresas que têm o término do contrato entre 2013 e 2017. Além dessa medida, as distribuidoras de energia elétrica estão passando pelo 3º Ciclo de Revisão Tarifária Periódica, fato que também prevê a redução de encargos que incidem sobre a energia elétrica, exigindo, assim, maior eficiência da sua gestão. Desse modo, esta pesquisa analisa, nas empresas distribuidoras de energia elétrica, a eficiência econômica relativa. Trata-se de estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com dados do ano de 2012. Com a aplicação da metodologia da Análise Envoltória de Dados, determinou-se a eficiência econômica relativa de 18 empresas da população. A eficiência econômica relativa atingiu o escore 100% em sete das 18 empresas analisadas. As empresas eficientes estão espalhadas pelo Brasil, porém nota-se uma concentração na região sudeste. O IDHM, o tamanho da área de concessão da distribuidora e a extensão de rede, bem como a densidade populacional não são fatores explicativos para a obtenção da eficiência. Na maioria das empresas, as variáveis Ativo Total e Receita Líquida foram as que mais contribuíram para a obtenção dos escores. Entre os principais pontos que devem ser melhorados está o aumento do resultado do período e a redução do ativo imobilizado.

Downloads

Como Citar

Martins, V. de Q., Diehl, C. A., Rempel, C., & Tagliari, M. Avaliação da eficiência econômica das distribuidoras brasileiras de energia elétrica por meio da análise envoltória de dados (DEA). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3665

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões