Nova perspectiva de custo de produção na agropecuária: proposta de avaliação para sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF)

Autores

  • Marcelo Carauta Montenegro Medeiros de Moraes Embrapa
  • Rafael Felice Fan Chen IMEA
  • André Luis Rossoni Embrapa
  • Wander Prado Bosco Souza do Prado UNEMAT
  • Júlio César Reis Embrapa
  • Daniel Latorraca Ferreira Imea

Palavras-chave:

Agronegócio

Resumo

O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores de grãos do mundo. Entretanto, apesar de seu sucesso, o setor agropecuário está passando por mudanças em sua estrutura e modelos alternativos de organização da estrutura produtiva agropecuária baseados no pilar: aumento da produção/produtividade e preservação ambiental passaram a ter grande destaque. É nesse contexto que se encontram os sistemas produtivos baseados no modelo de sistemas integrados de produção, como a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), sistemas que têm como princípios básicos a produção sustentável por meio da interação de atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizados em uma mesma área. A literatura fornece poucos exemplos de métodos e ferramentas desenvolvidas para a avaliação destes sistemas. Este trabalho traz contribuições importantes para compreender uma das partes mais críticas destes sistemas, que é o custo de produção. Apresentamos uma nova proposta de visualização dos custos de produção para o setor agropecuário que se baseia no sistema de custeio por atividades (Activity Based Costing) e apresentamos os benefícios que esta metodologia trouxe ao processo de gestão da propriedade e à tomada de decisão do produtor rural.

Downloads

Como Citar

de Moraes, M. C. M. M., Fan Chen, R. F., Rossoni, A. L., do Prado, W. P. B. S., Reis, J. C., & Ferreira, D. L. Nova perspectiva de custo de produção na agropecuária: proposta de avaliação para sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3704

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões