Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metal mecânico

Autores

  • Fabio Antonio Sartori Piran UNISINOS
  • Marcos Antonio de Souza UNISINOS
  • Adão Alberto Blanco Nunes UNISINOS

Palavras-chave:

Gestão de custos

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a gestão de custos apoia a integração entre posicionamento estratégico e estratégia de manufatura em uma subsidiária brasileira de uma empresa alemã que atua no segmento metal mecânico. Trata-se de um estudo de caso único com abordagem qualitativa e descritiva desenvolvido em uma empresa multinacional com filial no estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada durante outubro e novembro de 2013, utilizando técnicas de entrevistas, análise documental e observação direta na organização objeto de estudo. Dentre os principais resultados constatou-se que a empresa compete na estratégia de diferenciação na sua principal linha de produtos, e existe forte competição por liderança de custos entre as subsidiárias da organização, o que sugere características da estratégia híbrida. A empresa adotou a estratégia de manufatura enxuta e fábricas focalizadas, e utiliza a gestão de custos como principal ferramenta para gerenciamento das melhorias realizadas. Também utiliza o custeio padrão, meta e kaizen para controle gerencial.

Downloads

Como Citar

Piran, F. A. S., de Souza, M. A., & Nunes, A. A. B. Posicionamento estratégico, estratégias de manufatura e gestão de custos: estudo de caso em uma empresa do segmento metal mecânico. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3714

Edição

Seção

Custos como ferramenta para o planejamento, controle e apoio a decisões