Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis das instituições de ensino superior do sul do Brasil

Autores

  • Leila Chaves Cunha UFSC
  • Flávia Renata de Souza UFSC

Palavras-chave:

Curso de Ciências Contábeis

Resumo

O estudo busca caracterizar os conteúdos previstos nos planos de ensino das disciplinas de Custos nos cursos de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do sul do Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como aplicada. Quanto à forma de abordagem do problema, é qualitativa associada à quantitativa. Quanto aos objetivos, é exploratória e descritiva. Constitui-se, também, num estudo do tipo levantamento. A população é composta pelas Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de Ciências Contábeis na região sul do Brasil, na modalidade presencial. Os conteúdos foram organizados por Unidades, Temas e Categorias e os resultados demonstram que as unidades com maior número de categorias são: Princípios para Avaliação de Estoques (469), o que representa 34,43% to total das categorias (1.362), e Custos para Decisão (438/32,16%); e com menor número, Custos para Planejamento e Controle (91), o que representa 6,68% das categorias. Em cada tema, foram destacadas as categorias mais evidenciadas nos planos de ensino, que são: Formação do Preço de Venda evidenciada 65 vezes; Ponto de Equilíbrio (46) e Custeio por Absorção (41). Além disso, identificou-se que a referência básica mais evidenciada é o livro Contabilidade de Custos, de Eliseu Martins (45) e a referência complementar mais evidenciada é o livro Custos: criando valor para a administração, de Michael Maher (13). Outra constatação é a diversidade de referências utilizadas, pois num universo de 69 planos de ensino, se identificou 133 referências diferentes.

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Como Citar

Cunha, L. C., & de Souza, F. R. Os conteúdos de custos nos cursos de graduação em ciências contábeis das instituições de ensino superior do sul do Brasil. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/372

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos