Perfil de Produção Científica em Contabilidade: um comparativo entre os periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil no período de 2006 a 2010

Autores

  • Francielly Dornelas Correia Lima UFU
  • Jessica Rosa Diniz UFU
  • Denise Mendes da Silva UFU

Palavras-chave:

Bibliometria

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de identificar se existe semelhança entre o perfil da produção científica em Contabilidade publicada nos periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil no período de 2006 a 2010, utilizando parâmetros epistemológicos, bibliométricos e de formato. Para isso foram selecionados os artigos nacionais publicados nas duas revistas no período de 2006 a 2010, totalizando cinco anos analisados. Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. Os dados foram analisados com uso da estatística descritiva e do teste t. A análise dos resultados permitiu concluir que: os periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil são estáveis com relação ao número de artigos publicados por ano e por edição no período analisado; as publicações de ambos contam, em sua maioria, com dois autores; os artigos são originados das mais diversas instituições de vários estados brasileiros, sendo que a Contabilidade Vista & Revista apresentou predominância de autores da própria instituição de origem do periódico; a maior parte dos autores das publicações é constituída de doutores; a área temática que mais apresentou trabalhos é a de Contabilidade Gerencial; a abordagem metodológica mais empregada é a qualitativa. Pela análise estatística ficou comprovado que o perfil da produção científica dos dois periódicos é semelhante no período em questão.

Downloads

Como Citar

Lima, F. D. C., Diniz, J. R., & da Silva, D. M. Perfil de Produção Científica em Contabilidade: um comparativo entre os periódicos Contabilidade Vista & Revista e Universo Contábil no período de 2006 a 2010. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/373

Edição

Seção

Metodologias de ensino e pesquisa em custos