Análise do Risco de Remuneração Integral do Capital Próprio segundo a hipótese de normalidade do ROE – uma aplicação na Petrobrás S.A.

Autores

  • Adail Marcos Lima da Silva UFCG
  • Gabrielle Maria de Oliveira Chagas UFCG
  • Fabio Silva Bastos UFCG

Palavras-chave:

Risco de Remuneração

Resumo

Muitas iniciativas voltadas à análise do risco empresarial têm como destaque a atribuição da hipótese de normalidade ao retorno sobre o capital próprio, dentre as quais podem ser citadas a investigação da solvência de instituições do mercado financeiro, a detecção de resultados contábeis manipulados e o cálculo do valor em risco do patrimônio líquido. Este trabalho teve por objetivo analisar o risco atual de consecução integral da remuneração do capital próprio por parte da Petrobrás S.A., a partir da implementação da hipótese de seu retorno sobre o capital próprio portar-se como uma distribuição normal de probabilidade ao longo do tempo. Acerca da metodologia: quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa quantitativa; quanto aos fins, descritiva; quanto aos meios, documental; a coleta dos dados deu-se através de consultas às demonstrações contábeis da empresa; a fase de tratamento contemplou a obtenção de uma amostra composta de 21 valores anualizados de taxas de retorno sobre o capital próprio trimestrais, a aplicação dos testes paramétricos populacionais de assimetria e de curtose (ambos com um nível de significância de 5%), a construção dos sumários estatísticos Box and Whisker e Box Plot e o cálculo de probabilidades através da distribuição normal reduzida. Os resultados sustentam a viabilidade da modelagem do retorno sobre o patrimônio líquido da Petrobrás S.A. segundo a distribuição normal de probabilidade (amostra oriunda de uma população simultaneamente simétrica e mesocúrtica) e um risco de consecução integral da remuneração estimado em quase 58% (probabilidade de o retorno não cobrir totalmente o custo de capital).

Downloads

Como Citar

da Silva, A. M. L., Chagas, G. M. de O., & Bastos, F. S. Análise do Risco de Remuneração Integral do Capital Próprio segundo a hipótese de normalidade do ROE – uma aplicação na Petrobrás S.A. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3730

Edição

Seção

Métodos quantitativos aplicados à gestão de custos