Relato Integrado de uma propriedade agrícola: um estudo de caso com base no framework do International Integrated Reporting Council (IIRC)

Autores

  • Adriana Casavechia Fragalli UFPR
  • Luiz Panhoca UFPR
  • Alejandro Daniel González INIBIOMA-CONICET
  • Lauro Brito de Almeida
  • Mayla Cristina Costa UFPR

Palavras-chave:

Sustentabilidade

Resumo

O Relato Integrado, criado pela International Integrated Reporting Council (IIRC), propõe um processo de harmonização e de convergência dos sistemas de gestão organizacional e da comunicação corporativa. Este processo resulta em uma comunicação concisa sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas de uma organização, no contexto de seu ambiente externo, levam à criação de valor no curto, médio e longo prazo. Publicado no dia 9 de dezembro de 2013, o documento The Internatinal Integrated Reporting (IR) Framework apresenta a primeira versão do Relato Integrado. A oportunidade de estudar um tema recente, iniciando as pesquisas logo após a publicação da minuta, em abril de 2013, motivou a realização deste trabalho, que tem como objetivo identificar as restrições e as potencialidades existentes na aplicação do Relato Integrado. Para tanto uma propriedade agrícola foi definida por conveniência em função do acesso aos dados. Adotando o estudo de caso como abordagem metodológica, os dados foram coletados por meio de documentos, entrevistas, sites e observação. Após elaborar a Demonstração do Resultado do Exercício e calcular o Balanço Energético e o Balanço de Gases de Efeito Estufa referentes aos seis períodos, os dados foram analisados de forma qualitativa. Concluiu-se que a visão do Relato Integrado está inserida na gestão do negócio, porém, de maneira informal. Mesmo que o estudo não tenha promovido a aplicação formal na propriedade analisada, verificou-se que o Relato Integrado é uma importante proposta para enfrentar os desafios do século XXI e promover a sustentabilidade.

Downloads

Como Citar

Fragalli, A. C., Panhoca, L., González, A. D., de Almeida, L. B., & Costa, M. C. Relato Integrado de uma propriedade agrícola: um estudo de caso com base no framework do International Integrated Reporting Council (IIRC). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3803

Edição

Seção

Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos