Custos da qualidade: uma análise bibliográfica de 2004 a 2014

Autores

  • Juliana Vasconcelos UFSCar
  • Nara Rossetti UFSCar Sorocaba
  • Jorge Luís Faria Meirelles UFSCar

Palavras-chave:

Gestão De Custos

Resumo

A falta de controle relacionada a qualidade pode gerar grandes custos para uma empresa, sendo estes tangíveis ou intangíveis. O gerenciamento da qualidade é de extrema importância dentro de uma organização, visto que a ausência de planejamento e controle da qualidade afetam os lucros da organização, aumentando assim seus custos. Morse e Roth (1987) afirmam que um sistema de custos da qualidade é uma ferramenta gerencial, a qual deve fornecer informações que auxiliem a gerência. Os controles da qualidade devem prevenir e avaliar as falhas, sendo essas falhas internas, quando ocorrem dentro da empresa, ou externas, que ocorrem quando o produto ou serviço já está em posse do cliente. O objetivo deste artigo é realizar uma pesquisa bibliográfica de 2004 até 2014, verificando a metodologia mais utilizada, analisando a forma como é mensurado e classificado os custos da qualidade e os resultados encontrados nessas pesquisas a respeito do tema.

Downloads

Como Citar

Vasconcelos, J., Rossetti, N., & Meirelles, J. L. F. Custos da qualidade: uma análise bibliográfica de 2004 a 2014. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3822

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos