Evidenciação de custos e despesas ambientais nas empresas do segmento de adubos e fertilizantes registradas na BM&F Bovespa e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)

Autores

  • Janaina Ferreira Marques de Melo UFCG
  • CRISTINA ESTRELA OLIVEIRA UFCG

Palavras-chave:

Contabilidade Ambiental

Resumo

O comportamento e o envolvimento da sociedade nas questões socioambientais têm exigido das empresas, a implementação da gestão ambiental, com o objetivo de minimizar ou eliminar impactos ambientais provocados por sua atividade produtiva. Nesse sentido, a Contabilidade Ambiental tem se configurado como um importante instrumento para evidenciação e divulgação das informações ambientais. Com isso, o setor químico de adubos e fertilizantes vêm buscando nos últimos anos colaborar com os avanços relacionados à preservação ambiental. O presente estudo teve como objetivo geral avaliar de que forma as empresas brasileiras do segmento de adubos e fertilizantes cadastradas na Bovespa e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) têm evidenciado seus custos e despesas de natureza ambiental. Os instrumentos de coleta de dados foram as Demonstrações Financeiras e Demonstrações de caráter voluntário das três Companhias nos períodos de 2008 a 2012, utilizando variáveis de investigação baseadas no Questionário ISE. Após esta análise, utilizou-se a classificação de custos ambientais de Tinoco e Kraemer (2008), para a classificação dos dados obtidos. Como resultado, constatou-se que as informações referentes aos custos e despesas ambientais foram identificadas nos Relatórios de Sustentabilidade e no Índice de Sustentabilidade Empresarial. A Vale Fertilizantes S.A é a empresa que mais evidencia os custos e despesas ambientais, seguida da empresa Heringer Fertilizantes S.A. Contudo, foi constatado que a Nutriplant S.A não evidencia seus custos e despesas ambientais e nem provisiona seus passivos ambientais, entretanto, há menção de custos com contingências, referente à multas, sem uma descrição precisa sob a questão ambiental.

Downloads

Como Citar

de Melo, J. F. M., & OLIVEIRA, C. E. Evidenciação de custos e despesas ambientais nas empresas do segmento de adubos e fertilizantes registradas na BM&F Bovespa e no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3830

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos