Evidenciação dos custos e investimentos ambientais pelas empresas potencialmente poluidoras participantes do índice de sustentabilidade empresarial (ISE)

Autores

  • Rayne Borges Andrade UFU
  • Denise Mendes da Silva UFU e FEARP/USP

Palavras-chave:

Sustentabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal identificar o grau de evidenciação dos custos e investimentos ambientais das 23 empresas potencialmente poluidoras integrantes da carteira 2011/2012 do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Para isso, o estudo adotou uma perspectiva descritiva, utilizando-se a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa analisou as informações divulgadas nas Demonstrações Financeiras Padronizadas, nos Balanços Sociais, nos Relatórios da Administração, nos Relatórios Anuais e nos Relatórios de Sustentabilidade. Os resultados demonstraram que as empresas analisadas apresentaram alto índice de evidenciação declarativa e índice mediano em relação à evidenciação quantitativa monetária e quantitativa não monetária. Verificou-se que a maioria das empresas divulgou mais custos e investimentos ambientais no Relatório de Sustentabilidade e no Relatório da Administração.

Downloads

Como Citar

Andrade, R. B., & da Silva, D. M. Evidenciação dos custos e investimentos ambientais pelas empresas potencialmente poluidoras participantes do índice de sustentabilidade empresarial (ISE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3832

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos