Gestão de Custos Interorganizacionais: Um Estudo da “Rede Cerrado” de Supermercados

Autores

  • Larissa Couto Campos UFU
  • Karine Gonzaga de Oliveira UFU
  • Edvalda Araujo Leal UFU
  • Sérgio Lemos Duarte UFU

Palavras-chave:

Gestão de Custos Interorganizacionais

Resumo

Sobrevier em um mercado competitivo e dinâmico é um desafio dos gestores das pequenas e médias empresas. Neste ambiente, a Gestão de Custos Interorganizacionais (GCI) pode ser uma alternativa para pequenos e médios empresários, pois coordena as atividades empresariais por meio de uma formação de rede interorganizacional com fornecedores e outros empresários, gerenciando os custos da rede. O objetivo da pesquisa foi verificar quais os fatores ou circunstâncias acondicionam a prática da GCI por parte dos empresários que participam da “Rede Cerrado”, bem como comparar a aderência dos fatores condicionantes por parte dos empresários que participam de uma rede interorganizacional. Para isso, foi realizado um estudo multicaso com a “Rede Cerrado” da cidade de Uberlândia (MG). Essa pesquisa se caracteriza como descritiva, qualitativa e um estudo de multicaso. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas com os associados e consultor da Rede Cerrado. Observou-se que o principal fator que motivou os empresários a entrar na rede foi a possibilidade de realizar compras em conjunto e assim, diminuir os custos da compra junto aos fornecedores. Em relação às variáveis de relacionamento da GCI, verificou-se que há na Rede Cerrado os cinco atributos necessários para o bom funcionamento da GCI em uma rede: confiança, estabilidade, interdependência, cooperação e benefícios mútuos. Quanto aos fatores condicionantes, aqueles que favorecem a aplicação da GCI são os relacionados ao produto, nível de relacionamento e presença de mecanismos disciplinadores e capacitadores. O tipo de cadeia da rede foi classificada como democrática, dificultando a utilização da GCI.

Downloads

Como Citar

Campos, L. C., de Oliveira, K. G., Leal, E. A., & Duarte, S. L. Gestão de Custos Interorganizacionais: Um Estudo da “Rede Cerrado” de Supermercados. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3837

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos