Produtos verdes: Análise das características potencialmente influenciadoras dos consumidores sustentáveis

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Patricia Mattar

Resumo


Como resultado da crescente preocupação com o ambiente, a sustentabilidade pressiona e desafia as empresas a considerarem questões como o impacto ambiental dos materiais utilizados na produção, implicações sociais de seus produtos e operações e, em alguns casos, questiona-se a real necessidade de seus produtos para a sociedade. Considerando essa questão, tem-se como objetivo geral da pesquisa analisar o perfil do consumidor brasileiro em relação aos produtos sustentáveis considerando as características pessoais e sociais. Este estudo se caracteriza como descritivo, utilizando como procedimento de pesquisa a aplicação de questionário com escala Likert e, quando à abordagem do problema a pesquisa é classificada como quantitativa. Utilizou-se ainda os testes T de Student e Mann-Whitney para analisar a significância das variáveis gênero, escolaridade e renda como fatores determinantes do nível de conscientização ambiental. Além disso, aplicou-se a análise de regressão linear para verificar as relações de influência entre o nível de conscientização ambiental, a intenção de compra e compra efetiva de cada respondente. Com base nas respostas de uma amostra de 242 pessoas residentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os resultados da pesquisa permitiram concluir que quanto maior o nível de escolaridade e renda, maior o nível de conscientização ambiental. Por outro lado, não foi possível constatar significância estatística da variável gênero. Com base na aplicação da regressão linear, foi possível verificar que o nível de conscientização ambiental influencia diretamente na intenção de compra e compra efetiva de produtos verdes assim como a intenção de compra influencia na compra efetiva.

Palavras-chave


Conscientização ambiental

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ISSN 2358-856X

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