Relação entre gastos ambientais e níveis de atividades potencialmente poluidoras nas empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE).

Autores

  • Ana Cristina Silva Abreu UFSC
  • Bruno Menezes Galindro EnCiclo
  • Hans Michael van Bellen UFSC

Palavras-chave:

Índice de Sustentabilidade Empresarial

Resumo

A presente pesquisa foca na relação entre o nível de potencial poluidor das companhias consideradas sustentáveis pelo mercado e os seus gastos ambientais, a fim de constatar a existência de uma tendência de maior volume de custos e investimentos ambientais quando a companhia realiza atividades de maior impacto ambiental. Para atingir o objetivo proposto, são utilizadas as informações disponibilizadas nos relatórios financeiros dos anos de 2013 e 2012 pelas empresas selecionadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2014, pertencentes aos setores de Materiais Básicos e Bens Industriais, consideradas de alto ou médio nível de potencial poluidor pela legislação brasileira. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que há indícios de que os gastos ambientais, em média, são superiores quando a atividade realizada pela empresa possui maior potencial poluidor. Isso demonstra que é possível afirmar que as empresas de maior potencial poluidor tendem a realizar, em média, mais gastos ambientais referentes à prevenção, detecção e correção de falhas internas das atividades realizadas nos processos, desconsiderados os gastos derivados de obrigações, e isto pode significar que as companhias que realizam atividades de alto potencial poluidor consideradas sustentáveis pelo mercado utilizam efetivamente os mecanismos de gerenciamento de custos e investimentos ambientais de forma mais intensa.

Downloads

Como Citar

Abreu, A. C. S., Galindro, B. M., & van Bellen, H. M. Relação entre gastos ambientais e níveis de atividades potencialmente poluidoras nas empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3855

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos