Abordagem sobre a temática logística reversa em eventos científicos da área de contabilidade, administração e engenharia de produção: um estudo longitudinal compreendido entre 2005 e 2014.

Autores

  • Maria Betânia Moreira Justino UEPB
  • Roseane Patrícia Araújo Silva UEPB
  • Vânia Vilma Nunes Teixeira UEPB
  • Kallyse Priscila Soares de Oliveira UNESC/UEPB
  • Karla Roberta CASTRO PINHEIRO ALVES UnB/UFPB/UFRN
  • Fabiana de Cássia de Araújo Silva UFAL

Palavras-chave:

Estudo longitudinal

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar indicadores que permitam diagnosticar o estágio evolutivo das pesquisas sobre o tema logística reversa durante o período 2005-2014 nos seguintes eventos científicos: Congresso Brasileiro de Custos (CBC), Encontro Nacional de Pós-Graduação em Administração (ENANPAD), Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP) e Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Os indicadores rastreados sobre a temática em questão foram: a quantidade de artigos publicados, os principais conteúdos abordados, os principais segmentos destacados nas investigações, os autores mais prolíficos e instituições de ensino superior que mais publicaram. Nos resultados, observou-se que, dos 27.328 artigos publicados nos quatro eventos, 135 tratavam sobre o tema logística reversa, dentre os quais 107 foram publicados no SIMPEP. Os principais conteúdos abordados são referentes à preservação ambiental, redução de custos e desenvolvimento sustentável. No que se refere aos segmentos mais destacados nos estudos pode-se destacar os seguintes setores: químico, pilhas e baterias, eletroeletrônicos e embalagens. Constata-se que os autores mais prolíficos foram Gisele de Lorena Diniz Chaves, Andrea M. Rodrigues e Marcelo G. Rebelato. As instituições de ensino superior que mais publicaram sobre o tema foram: Universidade Federal de São Carlos, Universidade do Estado de São Paulo e Universidade Federal de Santa Catarina. As publicações sobre o tema logística reversa ainda são muito incipientes ao considerar o volume de artigos publicados nos eventos avaliados, alcançando 0,49% deste total, sendo, desta forma, um tema que, por sua relevância, merece maior atenção por parte dos acadêmicos.

Downloads

Como Citar

Justino, M. B. M., Silva, R. P. A., Teixeira, V. V. N., de Oliveira, K. P. S., ALVES, K. R. C. P., & Silva, F. de C. de A. Abordagem sobre a temática logística reversa em eventos científicos da área de contabilidade, administração e engenharia de produção: um estudo longitudinal compreendido entre 2005 e 2014. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3874

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos