Análise de Eficiência do Setor Aéreo Brasileiro

Autores

  • Márcia Skalski Unicentro
  • Alessandro Lepchak UFPR/Unicentro
  • Telma Regina Stroparo UNICENTRO
  • Edicreia Andrade dos Santos UFPR

Palavras-chave:

Análise Envoltória de Dados

Resumo

Este estudo teve como escopo analisar a eficiência operacional de seis empresas do setor de Aviação Civil que obtiveram maior percentual em transporte de passageiros (RPK), segundo dados (2010, 2011 e 2012) dos Anuários Estatísticos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O método estatístico aplicado foi a Análise Envoltória de Dados (DEA), tendo como base o modelo BCC, orientado a produto, e pelo qual são fornecidos os escores por meio da análise das variáveis, as quais foram classificadas por insumo (CASK, Receita Operacional Líquida e Ativo Total) e produto (RPK, RASK e RASK passagem aérea). Com base no modelo proposto foi possível identificar as unidades eficientes e ineficientes e verificar o percentual de melhoria das unidades ineficientes bem como as possíveis causas. Concluiu-se a partir dos resultados que as unidades eficientes, são as que obtêm maior aceitação por parte dos passageiros quanto à venda de bilhetes aéreos, e também as que possuem maior participação de mercado, consequentemente apresentam folgas em seus indicadores. A empresa Tam foi a que mais se destacou pela combinação de suas variáveis, a qual se encontra na fronteira de eficiência. A que apresentou menor escore foi a Trip no ano de 2011, sendo considerada ineficiente seguida da Azul em 2010, porém ambas apresentaram indicadores a um nível considerado bom. Por fim, constatou-se que a análise de eficiência além de mostrar todas as unidades eficientes também evidenciou unidades modelo para o possível alcance ótimo da eficiência, representadas pelos benchmarking´s.

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Como Citar

Skalski, M., Lepchak, A., Stroparo, T. R., & dos Santos, E. A. Análise de Eficiência do Setor Aéreo Brasileiro. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3879

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos