Avaliação da aplicação da Gestão Interorganizacional de Custos no ambiente de Consórcio Modular: competitividade por meio da estratégia de colaboração e redução dos custos globais das operações.

Autores

  • Alexandre Vieira Braga UFPEL
  • José Antonio Valle Antunes unisinos

Palavras-chave:

Open Book Accounting

Resumo

O presente trabalho defende a possibilidade de aceitação que a associação entre Consórcio Modular (CM) e a Gestão Interorganizacional de Custos (GIC) promove mútuo aprendizado e maior redução dos custos globais de operações na cadeia de valor automobilística, do que adotadas isoladamente. Entende-se que as abordagens adotadas pelo CM de Resende são complementares e incluem diversos fatores comuns, projetos de P&D, entrosamento entre funcionários, sistemas integrados de informações, transferência de conhecimento, bem como a necessidade de desenvolvimento de uma gestão interorganizacional mais eficiente. Porém resta evidente que, nem sempre, os benefícios são compartilhados entre todos os atores envolvidos, em função da assimetria de poder entre os atores. No que tange à troca de informações de custos, os achados indicam forte ocorrência desta iniciativa, porém somente dos modulistas para a MAN. As evidências empíricas obtidas no presente estudo denotam o uso de poder pela MAN aos seus modulistas. O uso do poder pode favorecer a divulgação de dados de custos pelos modulistas, mas isso não garante o êxito da GIC em toda sua plenitude. Essa é uma limitação para a aplicabilidade da GIC através do open book accounting.

Downloads

Como Citar

Braga, A. V., & Antunes, J. A. V. Avaliação da aplicação da Gestão Interorganizacional de Custos no ambiente de Consórcio Modular: competitividade por meio da estratégia de colaboração e redução dos custos globais das operações. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3880

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos