Fatores determinantes do processo de institucionalização da cultura da qualidade em uma empresa do setor de confecções: um estudo de caso.

Autores

  • Juliane Andressa Pavão UEM
  • Iasmini Magnes Turci Borges UEM
  • Emanuel Junqueira UFES
  • Reinaldo Rodrigues Camacho UEM
  • Edwin Vladimir Cardoza Galdamez UEM

Palavras-chave:

Confecção

Resumo

O objetivo geral deste estudo é analisar o processo de institucionalização da cultura da qualidade que teve início com o processo de adoção das normas ISO em uma indústria do setor de confecções do Paraná. Analisou-se o processo desde a sua implantação, passando pela fase de aceitação e adaptação, até os resultados gerados por esse processo. Para atingir tal objetivo almejado, foi utilizado o conceito de isomorfismo, proposto por DiMaggio e Powell (1983) e a institucionalização como um processo, conforme Tolbert e Zucker (1999). Trata-se de um estudo de caso único que se justifica na medida em que é representativo de um fenômeno complexo, vivenciado por uma empresa de grande porte. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, análise de documentos e observações registradas como notas de campo. Apesar do tempo decorrido desde o início do processo de implantação da ISO, a empresa não se atentou para a necessidade de mensurar os benefícios obtidos com a qualidade em termos de economias de custo, o que não significa que os gestores da empresa não estejam percebendo os reflexos financeiros da melhoria dos processos. Os achados da pesquisa sugerem que os fatores determinantes do processo de institucionalização da cultura da qualidade, como propostos pela ISO, estão associados tanto com a necessidade de legitimação, quanto com a melhoria dos processos e, consequentemente com a otimização de custos.

Downloads

Como Citar

Pavão, J. A., Borges, I. M. T., Junqueira, E., Camacho, R. R., & Galdamez, E. V. C. Fatores determinantes do processo de institucionalização da cultura da qualidade em uma empresa do setor de confecções: um estudo de caso. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3894

Edição

Seção

Abordagens contemporâneas de custos