Determinantes da divulgação voluntária do relatório de sustentabilidade nas empresas de energia elétrica e telecomunicações listadas na BM&FBOVESPA
Palavras-chave:
Setor de telecomunicaçõesResumo
O objetivo deste artigo foi analisar quais fatores influenciaram a divulgação voluntária do relatório de sustentabilidade nas empresas de energia elétrica e telecomunicações listadas na BM&FBOVESPA, durante os anos de 2010 a 2014. Os dados sobre as empresas que divulgaram ou não o relatório de sustentabilidade foram coletados no site da BM&FBOVESPA e os das outras variáveis, no banco de dados Economática®. Desta forma, obtiveram-se ao todo 285 elementos, que correspondem a amostra deste estudo, sendo 45 empresas do setor de energia, compondo 225 elementos durante os 5 anos de estudo; e 12 empresas do setor de telecomunicações, integrando 60 elementos ao longo dos anos analisados. Por meio de regressão logística, verificou-se que no setor de energia elétrica a divulgação voluntária apresenta relação positiva com o tamanho e relação negativa com o endividamento das empresas, enquanto que no setor de telecomunicações só existe significância (positiva) com o tamanho das empresas. Neste sentido, pode-se inferir que no setor de Energia Elétrica existem mais fatores que influenciam na divulgação do relatório de sustentabilidade do que no setor de telecomunicações (o que também pode estar atrelado ao maior número de empresas que fazem parte desse setor), embora haja evidências de que a disponibilização do relatório de sustentabilidade seja mais explicada nas empresas do setor de telecomunicações.Downloads
Como Citar
Pereira, M. de L., & Lucena, W. G. L. Determinantes da divulgação voluntária do relatório de sustentabilidade nas empresas de energia elétrica e telecomunicações listadas na BM&FBOVESPA. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3916
Edição
Seção
Contribuições teóricas para a determinação e a gestão de custos