Redes sociais e coautorias na tríade temática: gestão de custos, setor privado e terceiro setor

Autores

  • Flávio José de Melo UFPR
  • Flávio Luiz Lara IFCE/UFPR

Palavras-chave:

Produção científica

Resumo

O Congresso Brasileiro de Custos busca coligar e interagir diversos temas nas áreas de Contabilidade, Administração e áreas correlatas, abordando temas como: a gestão de custos, setor privado e terceiro setor, incentivando a divulgação do conhecimento e o intercâmbio entre pesquisadores. Este estudo teve como objetivo verificar quais as redes sociais formadas por instituições, entre o período de 2005 a 2014, sob esta tríade temática. A metodologia utilizada foi à análise descritiva, em uma amostra de 42 artigos. Os testes estatísticos foram realizados por meio dos softwares Sociais Network Analysis (UCINET - 6.531), Netdraw- Network Visualization Program 2.153 e Microsoft Office Excel 2010. O sóciograma demonstrou que as instituições com maior grau de centralidade “entrada/saída” dessa rede social foram a Universidade de São Paulo – USP,Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e a Universidade Federal da Paraíba - UFPB. A análise realizada por meio do grafo na relação de cooperação entre as instituições permitiu constatar outros destaques para as instituições: UNB/UFPB/UFRN, PUC/PR e UNOCHAPECÓ que apresentaram relações de coautorias na intermediação entre os atores dessa rede. Entretanto, conclui-se que a rede de cooperação e produção científica entre as instituições apresentam ligações fracas e conexões esparsas.

Downloads

Como Citar

de Melo, F. J., & Lara, F. L. Redes sociais e coautorias na tríade temática: gestão de custos, setor privado e terceiro setor. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3943

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor