Viabilidade financeira para a expansão de uma empresa: um estudo de caso em uma loja de roupas e acessórios do Rio Grande do Norte
Palavras-chave:
Taxa Interna de RetornoResumo
Este estudo consiste na realização de uma análise financeira para identificar se a ampliação do espaço físico de uma loja de roupas, situada em Natal-RN, aliada com o aumento dos produtos comercializados será viável para a empresária. A pesquisa consiste em um estudo de caso com natureza aplicada, objetivos exploratórios e descritivos e abordagem combinada. Foram obtidos dados com a empresária quanto aos gastos com a reforma, aquisição de mobília, projeção de vendas, empréstimo em banco, salário de funcionários, entre outros, para aplicar técnicas da engenharia econômica, tais como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Taxa Mínima de Atratividade (TMA), Capital Próprio, Payback, além da realização de uma análise de sensibilidade e de Monte Carlo, visando identificar e estudar o efeito das variáveis sobre o VPL obtido. Para a realização da análise utilizou-se a taxa do capital próprio em substituição a TMA no cálculo do VPL do investimento, o resultado obtido foi positivo e a TIR obtida foi superior a TMA adotada, indicando a viabilidade da ampliação do espaço físico e dos produtos. Durante a análise de sensibilidade verificou-se que as variáveis com a capacidade de gerar variação no VPL foram o aluguel do ambiente e o salário dos funcionários, enquanto que na análise de Monte Carlo demonstrou que a TIR tem grande probabilidade de ultrapassar o valor ótimo e, caso esse fato ocorra, o VPL pode tornar-se negativo e apontar a inviabilidade do projeto, conclui-se que a decisão quanto ao investimento será da empresária.Downloads
Como Citar
Cordeiro, M. A., & Filgueira, C. M. de G. Viabilidade financeira para a expansão de uma empresa: um estudo de caso em uma loja de roupas e acessórios do Rio Grande do Norte. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3944
Edição
Seção
Custos aplicados ao setor privado e terceiro setor