Análise Envoltória de Dados como ferramenta de avaliação da eficiência dos gastos públicos com educação dos municípios de Santa Catarina.

Autores

  • Rodolfo Rocha dos Santos UFSC
  • Marcelo Machado de Freitas UFSC
  • Leonardo Flach UFSC

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Esse artigo teve como objetivo verificar os fatores que afetam o nível de eficiência na aplicação dos recursos públicos em educação básica dos municípios de Santa Catarina. Foi construído um ranking de eficiência de tais municípios, utilizando DEA-VRS com orientação a output. Diversos modelos foram gerados e selecionou-se o modelo que mais discrimina as DMUs. Posteriormente, a escala de eficiência foi utilizada como variável dependente em um modelo de regressão Tobit, e IDHM, PIB municipal e densidade demográfica como variáveis independentes. Verificou-se que a escala de eficiência não possui correlação com gasto per capita com educação e cultura dos municípios, o que pode indicar que gastar mais com essa função não torna, obrigatoriamente, o município eficiente. Já a variável rendimento médio mensal dos responsáveis pelos domicílios particulares permanentes apresentou uma relação positiva com a escala de eficiência. Dos dados obtidos pela regressão Tobit, pode-se inferir, ao nível de significância de 10%, que a qualidade de vida de um município afeta positivamente a eficiência com a aplicação dos recursos públicos com educação dos municípios catarinenses. O PIB apresentou uma relação negativa com a escala de eficiência, podendo-se afirmar que, ao nível de significância de 5%, municípios que apresentaram maior poder econômico foram menos eficientes. Por fim, a densidade demográfica apresentou uma relação positiva com a escala de eficiência dos municípios catarinenses ao nível de significância de 10%, se entende que municípios mais densamente povoados podem apresentar uma maior demanda com educação sem a necessidade de uma maior aplicação de recursos.

Downloads

Como Citar

dos Santos, R. R., de Freitas, M. M., & Flach, L. Análise Envoltória de Dados como ferramenta de avaliação da eficiência dos gastos públicos com educação dos municípios de Santa Catarina. Anais Do Congresso Brasileiro De Custos - ABC. Recuperado de https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/view/3946

Edição

Seção

Custos aplicados ao setor público